As etiquetas energéticas servem para simplificar a informação sobre o consumo energético de um aparelho e são definidas por letras, sendo a letra “A” correspondente a um eletrodoméstico mais eficiente.
Em Março de 2021, a maneira como esta informação é apresentada mudou. A nova etiqueta energética 2021 dá-nos três indicações essenciais sobre os eletrodomésticos.
Classe energética
A eficiência energética é agora classificada de “A” a “G”, ou seja, as categorias A+, A++ e A+++ deixam de existir. A intenção é que as classes de eficiência mais baixas desapareçam à medida que os aparelhos menos eficientes deixem de existir.
Tipo de consumo
A indicação do consumo energético dos eletrodomésticos apresenta-se de forma diferente conforme o tipo de aparelho. Por exemplo, nos frigoríficos indica o consumo anual, nas máquinas de lavar, surge o valor utilizado a cada 100 ciclos e nos ecrãs e lâmpadas, o consumo calcula-se por mil horas de utilização.
QR code
Outra grande novidade é que no canto superior direito das etiquetas vai encontrar o QR Code do produto. Para aceder a esta informação, precisa de ter um smartphone que lhe dará o acesso a todas as informações adicionais do aparelho.
A importância das etiquetas energéticas
Esta classificação reflete a quantidade de energia que o aparelho consome ao cumprir a sua função.
Quanto mais eficiente é, então menos energia gasta. A diferença na classificação pode significar que uma máquina de lavar roupa com classificação “F” gaste o dobro da energia que outra com eficiência “A”.
Quais os aparelhos que têm classificação energética?
Neste momento, a classificação energética abrange os grandes eletrodomésticos, como os frigoríficos, arcas congeladoras e máquinas de lavar roupa e louça. Mas também os aparelhos mais pequenos, como os televisores e as lâmpadas LED, já estão abrangidos por esta classificação.
No futuro, terá informação sobre a pegada ecológica até do tipo de tinta que escolhe para pintar a sua casa!
Preservar o Ambiente
Lembre-se que adquirir aparelhos com maior eficiência significa reduzir os custos de energia, possuir uma certificação energética da sua casa mais elevada, bem como contribuir para a preservação do meio ambiente.
Saiba como a certificação energética do seu imóvel pode ajudar a reflorestar o país.