Quando pensamos em comprar um eletrodoméstico, percebemos que existem dezenas de marcas e modelos e temos dificuldade em saber por onde começar a procurar o aparelho ideal. A eficiência energética dos eletrodomésticos deve ser uma das principais preocupações. Mas existem mais perguntas que deve fazer antes de comprar. Deixamos aqui algumas questões que ajudam a orientar esta procura.
1. Qual é a necessidade de comprar um eletrodoméstico?
A primeira coisa a avaliar é a real necessidade da compra de um novo eletrodoméstico. Precisa de um novo porque o anterior avariou ou porque está desactualizado? O ideal é comprar apenas quando tem mesmo necessidade de um novo. Se não for urgente, pode então ficar atento às promoções e comprar o aparelho que precisa por um preço mais simpático.
2. Qual o objetivo do eletrodoméstico?
A quantidade de funções que procura num eletrodoméstico deve ser vista conforme o objetivo que pretende com o mesmo. Terá que ser adequado às suas rotinas e à quantidade de pessoas que o vão utilizar. Por exemplo, se quiser comprar um microondas e já tiver um bom forno, pode não precisar da função grill. Se pretender comprar um frigorífico, deverá perceber se necessita de um que tenha congelador ou se faz sentido um maior porque o seu agregado familiar aumentou.
3. Que tamanho e design melhor combinam com a sua casa?
Antes de começar a procurar, deve medir o espaço que tem disponível (largura, comprimento e profundidade) e ter em atenção que alguns aparelhos devem ficar ligeiramente afastados da parede. Deve também perceber qual o design que melhor se adequa à sua casa.
4. Qual o valor que está disposto a pagar?
Deverá decidir com antecedência qual o valor máximo que está disposto a pagar. Poderá ter em conta que os modelos mais recentes são, muitas vezes, mais caros do que os anteriores e podem ter uma pequena diferença, como, por exemplo, apenas mais uma funcionalidade.
5. A quantas lojas devo ir antes de decidir?
Antes de visitar as lojas pessoalmente, sugerimos que faça pesquisa online nas diversas lojas de eletrodomésticos. Se já decidiu que tipo de aparelho vai comprar, então é mais fácil começar a pesquisar em sites. Comparar preços é essencial antes de sair para comprar! Vai perceber que existem muitas marcas e ainda mais modelos, mas com o exercício que já fez sobre a real necessidade, finalidade, preço, tamanho e design, vai certamente ser mais fácil escolher dentro dos existentes no mercado.
6. Devo ter em conta a etiqueta energética?
Sim, ler a etiqueta energética do eletrodoméstico pode e deve ser decisivo na hora da compra! Analise bem o consumo de energia, o nível de ruído, a pegada de carbono, entre outros fatores. O impacto ambiental do novo eletrodoméstico deverá ser uma das questões mais importantes. Decerto pagará um pouco mais no momento da compra, mas esse investimento inicial será recuperado quando a redução do consumo de energia se começar a refletir na factura da eletricidade.
Deverá ainda contar com gastos adicionais com o transporte e a instalação. Confirme sempre com as lojas que vai visitar se têm serviço de recolha de eletrodomésticos antigos ou fazem a reciclagem dos mesmos. Se vamos comprar um eletrodoméstico novo, então que a nossa escolha tenha o menor impacto ambiental possível!
Saiba tudo o que mudou nas etiquetas energéticas!