Casas energeticamente eficientes

09 Setembro 2021

Há várias maneiras de tornar a sua casa energeticamente eficiente: umas mais simples e baratas e outras que requerem transformações mais profundas.

Casas energeticamente eficientes

As casas energeticamente eficientes são, definitivamente, o futuro. Para tornar a sua casa mais eficiente e assim melhorar o desempenho energético, pode começar por pedir a avaliação energética a um perito. Em seguida, pode optar por aguardar pelas sugestões indicadas ou por verificar quais os aspetos do seu imóvel que já correspondem às exigências de um bom desempenho energético. E, por fim, quais precisa de mudar.

Pequenos gestos fazem a diferença

A regra básica da economia circular – reduzir, reutilizar e reciclar – pode ter uma aplicação direta neste tema e ajudar a tornar simples imóveis em casas energeticamente eficientes.

A redução no consumo de energia implica mudanças no comportamento das pessoas. Pequenos gestos fazem toda a diferença: apagar as luzes sempre que sai de uma divisão, evitar que o calor ou o frio escapem pelas janelas e reduzir o tempo dos banhos. O uso da luz solar no Inverno ou da sombra no Verão pode igualmente reduzir o uso de um sistema de climatização.

Estes ações são muito importantes, mas não são suficientes para tornar a sua casa energeticamente eficiente. É preciso implementar melhorias tecnológicas que abranjam a iluminação e a climatização.

Se quiser construir uma habitação de raiz, deve ter em consideração a sua exposição solar. Otimizar a orientação solar é uma das melhores formas de climatizar naturalmente a sua casa.

Grandes mudanças: casas energeticamente eficientes

Dependendo do imóvel – e também da carteira – pode assim pensar em soluções mais ambiciosas:

  • Trocar o pavimento, escolhendo materiais com isolamento térmico naturais e/ou reciclados, como a cortiça;
  • Instalar janelas/portas que tenham isolamento térmico, que desse modo isolem o ruído, mas também permitem poupar nos sistemas de aquecimento e refrigeração;
  • Instalar painéis solares ou fotovoltaicos. Estes últimos podem fazer com que a sua casa gere mais eletricidade do que aquela que consome, podendo então vender o excedente.

Se estiver a pensar em remodelar um imóvel, antes de iniciar a obra sugerimos que consulte os guias gratuitos que a SCE (Sistema de Certificação Energética de Edifícios) disponibiliza no seu site. São sugestões de boas-práticas, que lhe apresentam as vantagens de cada solução, bem como os aspetos a ter em conta desde o pedido de orçamento.

Vantagens da eficiência energética

Todas as opções que descrevemos anteriormente podem tornar o seu imóvel mais eficiente, do ponto de vista energético. E, desse modo, vai permitir uma certificação mais elevada. Com isso, consegue várias vantagens:

  • Tornar a sua casa mais confortável;
  • Reduzir o valor da fatura mensal de energia;
  • Obter uma valorização do imóvel, tornando-o mais competitivo no mercado imobiliário;
  • Ter benefícios fiscais, em sede de IMI e IMT (dependendo dos municípios) ou redução de taxas para a reabilitação do imóvel.

Reduzir a pegada ecológica

Evitar o desperdício e reduzir as pegadas de carbono e hídrica devem ser uma prioridade quando se pretende um imóvel com eficiência energética.

Quando aliamos o conforto térmico à redução do nível de emissões de gases de efeito estufa e ao consumo adequado de água, sabemos que estamos a contribuir para a preservação do meio ambiente. Ter um imóvel mais sustentável é fundamental na luta contra as alterações climáticas.

Casa mais eficiente
Reduzir o desperdício é um dos caminhos para a eficiência energética

Comece já a pensar em tornar a sua casa mais eficiente! Se precisa de trocar os seus eletrodomésticos, então leia as nossas dicas para ajudar a tomar a decisão.

Sabe como pedir o seu certificado energético?


Fazer o seu pedido de certificado