As vantagens de certificar a sua casa são muitas, mas começam no mercado imobiliário. Possuir um certificado energético não valoriza a casa só por si, a não ser que obtenha uma classificação de A+ ou A.
No entanto, se certificar o imóvel e seguir as recomendações sugeridas pelo perito que avalia a sua casa, pode melhorar a eficiência energética de modo a ganhar poder negocial.
O valor do imóvel deverá ser o mais justo possível, em conformidade com as suas características atuais. Isto acaba por tornar as relações comerciais mais justas para todos. Assim, o proprietário vê o imóvel valorizado e o comprador sabe que está a adquirir uma casa com mais eficiência energética e com mais respeito pelo Ambiente.
Mais vantagens de certificar a sua casa: reduzir custos de energia
Se certificar um imóvel com baixa eficiência energética e proceder às obras aconselhadas pelo técnico especialista, os ganhos na poupança de energia podem ser muito significativos e assim reduzir bastante a fatura que paga mensalmente.
Benefícios fiscais
Pode beneficiar de uma redução no pagamento do IMI (imposto sobre imóveis) até 25% para casas com eficiência energética, bem como obter a isenção do IMT (imposto municipal sobre transmissões onerosas).
Leia mais sobre este assunto em Sabia que a certificação do imóvel pode dar-lhe benefícios fiscais?
Proteger o Ambiente
Claro que ao poupar energia está a contribuir para a diminuição das emissões de carbono na atmosfera, protegendo assim o meio ambiente.
Sabia que por cada certificado que faz connosco, doamos 1€ à Associação Plantar uma Árvore? Leia mais sobre este projeto ambiental.
Porquê escolher certificar a sua casa com a Certificação Global?