Para obter o certificado energético da sua casa, sugerimos que tenha consigo algumas informações sobre o imóvel no momento em faz o pedido e ter disponibilidade para receber a visita de um perito na sua casa.
Os 4 passos para obter o certificado energético:
Para efetuar a simulação e pedido do certificado, basta seguir 4 passos:
1. Introduzir os dados do imóvel (morada, piso, se é apartamento ou vivenda)
2. Escolher a data e hora para a visita do técnico (tem que estar alguém presente)
3. Efetuar o pagamento (valor variável conforme a tipologia da casa e o carácter de urgência do certificado).
4. Reunir a documentação necessária
O certificado energético é enviado de forma eletrónica após a visita do certificador e conforme o prazo previamente acordado (24h, 48h ou 72h).
Quais os documentos necessários?
Antes da visita do perito a sua casa, é necessário garantir que dispõe da documentação essencial à avaliação da eficiência energética e ter consigo, pelo menos, três documentos:
. Caderneta Predial Urbana – no Serviço de Finanças ou online no Portal das Finanças;
. Certidão da Conservatória do Registo Predial – na Conservatória do Registo Predial ou na Predial Online;
. Cópia da planta do imóvel;
A apresentação dos primeiros dois documentos é obrigatória, mas para melhorar a avaliação da eficiência energética do seu imóvel, pode também apresentar a planta da casa.
Existem outros documentos que pode ter consigo no momento da visita do perito que podem ajudar nesta avaliação, tais como documentos onde estejam especificados materiais, sistemas de climatização e produção de águas quentes. Para imóveis construídos entre 2004 e 2017, entregar a ficha técnica da habitação pode ser uma boa opção.
A disponibilização destes documentos é uma boa forma de garantir que o resultado da avaliação energética do seu imóvel é o mais próximo da realidade e assim obter uma classificação o mais precisa possível.
Sabe quanto custa um certificado energético? Nós ajudamos!
Porquê certificar a sua casa com a Certificação Global?