Certificado Energético: o que é e porquê pedir?

15 September 2021

O certificado energético é um documento que classifica o desempenho energético da sua casa e sugere melhorias para torná-la mais eficiente

O certificado energético classifica a eficiência energética da sua casa numa escala de 8 níveis: A+, A, B, B-, C, D, E e F. Desse modo, considera-se que A+ é “muito eficiente” e F é “muito pouco eficiente”.

Porquê pedir o certificado?

O certificado é um documento que lhe dá informação sobre as medidas de melhoria do desempenho energético do seu imóvel, ou seja, pode revelar-se uma grande ajuda para tornar a sua casa mais eficiente.

São apenas sugestões, isto é, não tem a obrigatoriedade de as implementar, mas podem ser muito úteis para reduzir as suas despesas e melhorar a eficiência energética do seu imóvel.

Como é feita a classificação energética?

A classificação energética tem em conta vários factores:

. Tipo de habitação (apartamento ou moradia)

. Área e o andar

. Localização

. Ano de construção

. Materiais da casa (paredes, coberturas, pavimento e janelas)

. Equipamento de climatização (ventilação, aquecimento)

. Águas quentes sanitárias

A classificação é atribuída por um técnico independente e especializado, isto é, creditado pela ADENE, o organismo público que regula a certificação energética.

Esta imagem tem um texto alternativo em branco, o nome da imagem é casa-com-grafico-CE-1024x420.jpg
O certificado energético classifica a eficiência da sua casa de “A+” a “F”

O que diz um certificado energético?

Para além da classificação, o seu certificado tem sugestões que vão permitir melhorar a classificação energética da sua casa. A implementação das medidas não é obrigatória, mas ajuda a perceber o que pode mudar para garantir uma melhoria na eficiência da sua casa.

Em seguida, dá-lhe a informação sobre a classe energética com que o imóvel ficará depois que efetuar essas melhorias.

Por fim, todas as transformações que fizer, vão permitir reduzir o valor a pagar na fatura de energia!

Não arrisque, pode pagar multa

Se pretende vender ou arrendar um imóvel, é obrigatória a apresentação deste documento na celebração do contrato de compra/venda e locação financeira, assim como no caso de o edifício sofrer uma intervenção de montante superior a 25% do seu valor.

Caso não o tenha adquirido, pode pagar uma multa, por isso, não vale a pena arriscar! Se pedir uma vez, pode ficar descansado, pois o prazo de validade do documento é de 10 anos.

Saiba em seguida como certificar a sua casa em 4 passos.


Request your energy certificate